6.6

Final Fantasy III (2006)

Descrição:

Em 2006, Final Fantasy III atingiu as costas da América do Norte em uma atualização / remake oficial. A jogabilidade de Final Fantasy III combina elementos dos dois primeiros jogos Final Fantasy com novos recursos. O sistema de combate baseado em turnos permanece em vigor desde os primeiros dois jogos, mas os pontos de vida agora são mostrados acima do alvo após ataques ou ações de cura, em vez de legendados como nos dois jogos anteriores. A seleção automática de alvos para ataques físicos após a morte de uma unidade aliada ou inimiga também é apresentada pela primeira vez. Ao contrário dos jogos subsequentes da série, os ataques mágicos não são direcionados automaticamente da mesma maneira. O sistema de pontos de experiência apresentado em Final Fantasy retorna após sua ausência em Final Fantasy II. O sistema de classes de personagens apresentado no primeiro jogo também reaparece, com algumas modificações. Enquanto no jogo original o jogador escolhe o alinhamento de classe de cada personagem no início do jogo e, em seguida, é bloqueado nessa classe durante o jogo, Final Fantasy III introduz o "sistema de trabalho" pelo qual a série mais tarde se tornaria famosa. Os trabalhos são apresentados como classes intercambiáveis: na versão Famicom do jogo, todos os quatro personagens começam como "Cavaleiros da Cebola", com uma variedade de trabalhos adicionais disponíveis conforme o jogo avança. Qualquer personagem jogável tem acesso a todos os empregos disponíveis no momento e pode mudar de emprego para emprego à vontade. Trocar de emprego consome "pontos de capacidade" que são concedidos a todo o grupo após cada batalha, assim como Gil. Diferentes armas, armaduras e acessórios e feitiços mágicos são utilizados em cada trabalho. O nível de proficiência de um personagem em um determinado trabalho aumenta quanto mais tempo o personagem permanece naquele trabalho. Níveis de trabalho mais altos aumentam as estatísticas de batalha do personagem e reduzem o custo em pontos de capacidade para mudar para esse trabalho. Final Fantasy III é o primeiro jogo da série a apresentar comandos de batalha especiais, como "Roubar" ou "Saltar", cada um dos quais está associado a um trabalho específico ("Roubar" é a especialidade do Ladrão, enquanto "Saltar" é o Dragão forte). Certos trabalhos também apresentam habilidades inatas, não de batalha, como a habilidade do Ladrão de abrir passagens que de outra forma exigiriam um item de chave especial. Final Fantasy III também é o primeiro jogo da série a apresentar criaturas convocadas, que são convocadas com a habilidade "Summon".

Gênero:
RPG Aventura
Modos de Jogo:
Single player Multiplayer
Temas:
Ação Fantasia
Data de Lançamento:
24/08/2006

Jogos Parecidos com Final Fantasy III (2006)

9.2

Baldur's Gate II: Shadows of Amn (2000)

Descrição:

Baldur's Gate é um videogame RPG de fantasia desenvolvido pela BioWare e publicado em 1998 pela Interplay Entertainment. É o primeiro jogo da série Baldur's Gate e se passa em Forgotten Realms, um cenário de campanha de alta fantasia, usando uma versão modificada das regras da 2ª edição de Advanced Dungeons & Dragons (AD&D). Foi o primeiro jogo a usar o Infinity Engine para seus gráficos, com Interplay usando o motor para outros jogos licenciados de Forgotten Realms, incluindo a série Icewind Dale, bem como outros mundos de campanha D&D licenciados como Planescape: Torment. A história do jogo se concentra em jogadores controlando um protagonista de sua própria criação que se encontra viajando pela Costa da Espada ao lado de um grupo de companheiros, para desvendar o mistério em torno de uma súbita crise de ferro que afeta a região e tenta descobrir os culpados por trás disso, o tempo todo descobrindo segredos sombrios sobre suas origens e lidando com atentados contra sua vida.

Gênero:
RPG
Modos de Jogo:
Single player Co-operative
Temas:
Fantasia
Data de Lançamento:
21/09/2000

7

Final Fantasy XIII-2 (2011)

Descrição:

FINAL FANTASY XIII-2 foi criado com o objetivo de superar a qualidade de seu antecessor em todos os sentidos, apresentando novos sistemas de jogo e visuais e áudio de ponta. Neste jogo, o jogador tem a liberdade de escolher entre uma gama de possibilidades e caminhos; onde suas escolhas afetam não apenas o ambiente imediato, mas até moldam o tempo e o espaço!

Gênero:
RPG Aventura
Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
15/12/2011

8.5

Final Fantasy XII (2006)

Descrição:

O jogo se passa na terra fictícia de Ivalice, onde os impérios de Archadia e Rozarria estão travando uma guerra sem fim. Dalmasca, um pequeno reino, está preso entre as nações em guerra. Quando Dalmasca é anexada por Archadia, sua princesa, Ashe, cria um movimento de resistência. Durante a luta, ela conhece Vaan, um jovem aventureiro que sonha em comandar uma aeronave. Eles são rapidamente acompanhados por um bando de aliados; juntos, eles se unem contra a tirania do Império Archadiano.

Gênero:
RPG Aventura
Plataformas:
PlayStation 2
Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
16/03/2006

8.7

Final Fantasy IX (2000)

Descrição:

A nona parcela da longa série de RPG e a final para o PlayStation original, Final Fantasy IX oferece aos fãs da franquia a emoção nostálgica de reviver o estilo visual, os elementos de jogabilidade e o espírito geral dos jogos Final Fantasy de 16 bits das eras de 8/16 bits. A história principal gira em torno de Zidane Tribal, um jovem ladrão que rapidamente se envolve em uma missão para salvar o mundo, junto com Vivi Ornitier, uma jovem maga negra, e a Princesa Garnet, herdeira do trono de Alexandria. O jogo apresenta modelos de personagens poligonais detalhados e exuberantes fundos pré-renderizados. Todos eles se combinam para uma aventura inesquecível!

Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
07/07/2000

8.1

Final Fantasy VIII (1999)

Descrição:

É uma época de guerra. Galbadia, uma Superpotência Global, declarou guerra a Dollet, um país cuja academia de treinamento é o lar de duas personalidades: o cabeça quente Seifer e o 'lobo solitário', Squall Leonhart. Ambos estão em conflito um com o outro, assim como seu país está com Galbadia; para outros, Squall parece não ter espírito de equipe, enquanto Seifer não tem a disciplina de seu rival. No entanto, um encontro casual com o espírito livre Rinoa Heartilly vira o universo de Squall de cabeça para baixo; tendo prosperado na disciplina, Squall acha a despreocupada Rinoa fascinante. Ele também começa a sonhar que é Laguna Loire, um soldado do exército de Galbadia.

Gênero:
RPG Aventura
Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
11/02/1999

8.9

Final Fantasy VI (1994)

Descrição:

Parte da franquia de RPG japonês baseado em turnos de Final Fantasy, Final Fantasy VI segue um elenco de personagens que tentam salvar sua terra steampunk / fantasia das repercussões das campanhas sobrenaturais do imperador Gestahl e seu bobo da corte / general Kefka, enquanto tentam resolver seus problemas pessoais juntos e encontrar significado em sua própria existência através de sua jornada tumultuada.

Gênero:
RPG Aventura
Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
02/04/1994

9.1

Final Fantasy VII (1997)

Descrição:

Passado em um mundo distópico, a história de Final Fantasy VII gira em torno do mercenário Cloud Strife, que se junta a vários outros para impedir a megacorporação Shinra, que está drenando a vida do planeta para ser usada como fonte de energia. Conforme a história avança, a situação piora e Cloud e seus aliados enfrentam Sephiroth, o principal antagonista do jogo.

Gênero:
RPG Aventura
Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
31/01/1997

8.5

Final Fantasy Tactics (1997)

Descrição:

Lidere batalhas épicas em um novo mundo de Final Fantasy. Traição e negociações sombrias o aguardam no jogo de guerra da Square Soft. Lute centenas de batalhas em um terreno 3D perigoso enquanto uma antiga rixa de sangue desperta um inimigo mais mortal.

Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
20/06/1997

7.7

Rogue Galaxy (2005)

Descrição:

Rogue Galaxy é um jogo de RPG de ação ambientado em um universo de fantasia futurista, no qual o jogador se move por um ambiente contínuo sem tempo de carregamento entre a exploração do mundo e as batalhas. As batalhas ocorrem como encontros aleatórios, Rogue Galaxy usa um sistema de combate hack and slash em tempo real no qual o jogador luta com um grupo de três personagens. O jogador tem controle direto sobre apenas um personagem, embora possa alterar qual personagem está a qualquer momento. Os dois NPCs lutam independentemente do personagem do jogador, com base em uma estratégia selecionada antes da batalha. As estratégias disponíveis incluem lutar de forma especialmente agressiva, visando um inimigo específico ou simplesmente não lutando. A estratégia também pode ser alterada a qualquer momento durante a batalha. Além disso, o jogador pode emitir ordens específicas para os NPCs durante o combate, como fazê-los usar um item ou ativar uma de suas habilidades especiais.

Gênero:
RPG Aventura
Modos de Jogo:
Single player
Data de Lançamento:
08/12/2005